Blog da primeira turma de Graduação em Comunicação Organizacional do Brasil.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Análise SWOT aplicada ao futebol
Na aula do dia 17/06/10, os alunos de Comunicação Organizacional da UnB fizeram uma Matriz Swot sobre o jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, procurando visar o lado empresarial do futebol (Uma vez que este setor movimenta quantias significativas na economia brasileira) e colocar em prática os temas até então explorados na aula de Introdução ao Planejamento.
Apesar da Copa de 2010 já ter acabado, tendo como nação campeã a Espanha, fica interessante analisar que se algumas medidas fossem repensadas, o resultado brasileiro poderia ter sido diferente do que vimos.
Desta forma, fica a reflexão tanto para nós, futuros gestores, quanto à sociedade, que deve compreender e questionar as atitudes da CBF, que têm se mostrado ineficazes e pouco democráticas. A professora Katia Couto havia sugerido que enviássemos esse arquivo ao e-mail do técnico Dunga, mas a atitude do mesmo com a imprensa demonstrou claramente que qualquer tipo de interferência é mal vinda. Porém, a esperança do hexa não acabou. Que em 2014 tenhamos um futebol mais articulado, principalmente por que estaremos sediando este evento. Seguem os apontamentos após o primeiro jogo:
*Análise Swot do desempenho da seleção brasileira contra a Costa do Marfim- Copa 2010
_______________________________________________________________
Pontos Fortes:
-Zagueiro com poder ofensivo
-Jogadores reconhecidos mundialmente
-Time forte, unido
-Resultado favorável
-Bom técnico, renomado, pulso firme
-Confiança e dedicação da equipe
-Concentração
-Preparação e boa comissão técnica
_____________________________________________________________________________
Pontos Fracos
-Má condição física do jogador Kaká
-Pouca criatividade do time
-Pressão psicológica
-Jogadores desconhecidos
-Nervosismo da estréia
-Falta de articulação do ataque
-Não convocação de alguns jogadores
____________________________________________________________________________
Ameaças:
-Legislação da FIFA
-Clima
-Pressão econômica (se perderem a copa, não ganham tanto dinheiro)
-Time fraco- Falta de patrocínio
-Material da bola
-Tradição do Brasil (A cobrança passa a ser maior)
_____________________________________________________________________________
Oportunidades:
-Legislação da FIFA
-Time que enfrentou é relativamente fraco
-Taça
-Reconhecimento externo
-Divulgação do Brasil
-Tradição do Brasil (O adversário sente certa desvantagem)
__________________________________________________________________
Obs: Os apontamentos iniciais são de responsabilidade da acadêmica Karen Fontenele. A análise Swot resulta de uma reflexão conjunta entre os alunos da graduação em Comunicação Organizacional da UnB e a professora Kátia Couto
Trabalho final de Fundamentos da Linguagem Audiovisual
Bem, como a maioria de vocês já deve ter recebido por e-mail, estou aqui apenas pra relembrar a atividade final proposta pelo professor Mauro Giuntini como trabalho final do segundo módulo de Linguagens da Comunicação 1:
__________________________________________________________________
Trabalho de Linguagens da Comunicação 1
módulo 2: Fundamentos da Linguagem Audiovisual
Prof. Mauro Giuntini
Escolha um dos temas abaixo e desenvolva um ensaio:
1. Qual o seu filme favorito? Reveja-o à luz do que você aprendeu sobre linguagem audiovisual e escreva sobre como os fragmentos de tempo e espaço são articulados para contar a história, transmitir ideias e tocar seus sentimentos. Selecione uma ou duas cenas mais expressivas e analise:
a. Como a câmera foi usada criativamente para narrar a estória? Destacar seus recursos de enquadramento e movimentação.
b. Como a montagem faz-se presente? Contemplar o conceito de decupagem.
2. Quase todos os filmes que assistimos são baseados numa narrativa clássica linear com personagens individuais movidos por forças psicológicas num fluxo de causa e efeito que chega à uma resolução ao final. Em sala forão exibidos filmes radicais não-lineares que ropem com essas convenções como, por exemplo, O Cão Andaluz (Buñuel e Salvador Dali) e Encouraçado Potenkin (Sergei Eisenstein). Recentemente, alguns filmes afastam-se do modelo narrativo clássico e utilizam estratégias alternativas para manter o interesse do espectador. São alguns exemplos: Pulp Fiction (Quentin Tarantino), Tempestade de Gelo (Ang Lee), Cidade de Deus (Fernando Meirelles) e 21 Gramas de Alejandro Gonzales Iñaritu. Escolha um desses filmes e analise como eles se afastam do modelo cinematográfico hegemônico e quais artifícios utilizam para manter a audiência engajada em sua narrativa.
Orientações:
Os trabalhos são individuais, devem ser digitados, impressos e entregues no escaninho do professor, nº 40, até no máximo dia 23 de julho. Mínimo de uma página e máximo de três.
Lembrem-se que: todo trabalho acadêmico tem uma proposição, argumentação e conclusão; descrever é apenas uma primeira etapa para se fazer uma análise; colocar a bibliografia ao final e de identificar corretamente caso faça citações. Copiar, colar e apropriar-se indevidamente de textos de outros autores é plágio e segundo às regras da UnB acarreta em nota zero sem direito à recuperação.
Bom trabalho!
____________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)